COntatos

Disaster Recovery

Disaster Recovery

Em poucas palavras, o Disaster Recovery é um plano que conta com um conjunto de estratégias para restaurar perdas de dados causadas por desastres naturais, erros humanos e outros problemas que podem prejudicar todo o trabalho de uma empresa e até mesmo a continuidade de seu negócio.

Infelizmente, muitas empresas não acreditam que essas ameaças possam acontecer com elas e, por isso, não se preocupam em investir em uma política de recuperação de dados que, no pior dos cenários, podem ser perdidos definitivamente, causando graves prejuízos financeiros. É importante ressaltar que DR (Disaster Recovery) não é backup como muitos estão acostumados e sim um plano de continuidade de negócio. 

Vivemos em uma era na qual a nossa preocupação não são mais só as catástrofes naturais e falha de energia. Logo, listamos abaixo outros fatores que podem causar prejuízos as empresas.

Crimes virtuais e roubos

Ter uma infraestrutura segura, que proteja o setor de TI contra ciberataques não é barato. Mas, esse tipo de despesa não deve ser considerado como gasto e sim como investimento que evitará prejuízos maiores no futuro.

Falha de equipamento

Os problemas mais comuns são panes no sistema, lentidão e travamento de programas. Quando essas falhas acontecem, as atividades são interrompidas e, como já sabemos, tempo é dinheiro e a perda dele também causa prejuízos aos negócios.

Falha humana

Mesmo o profissional mais qualificado não está livre de cometer erros que podem danificar dispositivos ou corromper o sistema. Dessa maneira, todos os empresários precisam estar preparados para essa eventualidade.

Desastres naturais

Embora não seja corriqueiro, esse tipo de contratempo pode acontecer. E como sabemos, é impossível controlar a força da natureza, mas podemos estimar os danos causados pelos desastres naturais.

Conforme o relatório Cyber Handbook de 2019 da Marsh & McLennan Companies, as perdas com desastres naturais representaram US$ 300 bilhões em 2017 para as empresas ao redor do mundo.

Soluções

Todos os pontos citados acima podem levar a uma parada abrupta na continuidade do negócio e, sendo assim, caso a empresa não tenha uma política de backup bem estabelecia para retornar os dados perdidos, essa falha pode gerar uma imagem negativa do seu negócio ou até mesmo a sua falência.

São vários os formatos de um plano de recuperação, no entanto, alguns pontos são importantes em qualquer plano de Disaster Recovery.

Conheça os principais:

  • Organize uma equipe de Recuperação de Dados;
  • Faça uma análise da infraestrutura de TI;
  • Conte com plano de comunicação bem definido;
  • Garanta que as funções estão pré-definidas;
  • Invista em tecnologia fazendo backups em nuvem;
  • Adquira ferramentas especializadas para DR (Disaster Recovery)

Em uma situação de desastre, é importante não apenas executar um failover da réplica, mas também deve haver um caminho de volta para acessar a infraestrutura primária. Portanto, um failover não deve ser uma solução unilateral. A ferramenta deve oferecer uma opção de failback fácil para a infraestrutura primária, uma vez que ela seja restaurada, copiando apenas blocos de dados alterados enquanto as VMs de réplica estavam em execução no data center do provedor de serviços, como mostra a ilustração abaixo.

Essa metodologia pode ser aplicada em nuvem pública ou nuvem privada, até mesmo podendo ser usados os três modelos dependo do cenário desenhado.

Compartilhar:
E-mail
+55 47 3323-4999