Polícia Militar do Paraná – Referência nacional em tecnologia de comunicação

Polícia Militar do Paraná – Referência nacional em tecnologia de comunicação

Veja como a tecnologia Remotatec auxiliou a Polícia Militar do Paraná a modernizar suas comunicações, integrando toda a região metropolitana de Curitiba.

A Instituição

A Polícia Militar do Paraná (PMPR) é referência na segurança pública e defesa social do Brasil. A excelência da instituição deve-se muito à utilização de tecnologia que auxiliem em suas missões, como a preservação da ordem pública e o policiamento ostensivo.

O Desafio

A Polícia Militar do Paraná possuía limitações de comunicação com a região metropolitana de Curitiba. O COPOM, situado na capital paranaense, limitava-se a atender chamados de radiocomunicação apenas via RF por meio de sua torre localizada no Centro de Operações. Essa limitação era evidente em cidades como Tijucas do Sul, Adrianópolis, Cerro Azul e Paranaguá, que não se comunicavam com o COPOM, ficando impossibilitadas de receber apoio operacional.

Novo centro de operações localizado na capital paranaense

A Solução

Para solucionar o problema de comunicação, a Remotatec implementou um subsistema de consoles de despacho IP, integrando a comunicação de rádio de toda a região metropolitana de Curitiba. O novo sistema é composto por 35 consoles de despacho Pharos, servidores de redundância, sistemas de gravação e integração com GPS e AVL de terceiros. Gateways de interoperabilidade foram instalados permitindo à Polícia Militar do Paraná realizar a comunicação, identificação e o georreferenciamento de cada dispositivo de rádio.

Para receber toda essa tecnologia, uma nova infraestrutura foi criada em parceria com a empresa DRJ Radiocomunicação. Uma fonte de alimentação ininterrupta, também conhecida como UPS (Uninterruptible Power Supply), foi instalada com o objetivo de fornecer energia e permitir a continuidade dos serviços.

Novo Copom integra toda a região metropolitana de Curitiba

Os Benefícios

Hoje, com o novo sistema instalado, a Polícia Militar pode realizar a comunicação com toda a região metropolitana de Curitiba, dando agilidade ao atendimento e possibilitando a execução das operações coordenadas. Além da integração da comunicação, a tecnologia Remotatec permitiu a identificação geográfica dos rádios, ajudando no planejamento e tomada de decisões de forma rápida e inteligente.

Outro grande benefício é o respaldo das gravações de todas as comunicações, proporcionando confiabilidade para o cidadão e para o agente de segurança pública.

Compartilhar:
Fale conosco agora!
E-mail
Telefone