Maior empresa ferroviária do Brasil moderniza suas operações

Maior empresa ferroviária do Brasil moderniza suas operações

Rumo Logística implanta novo sistema de console de despacho TXROIP da Remotatec

 

A EMPRESA

Rumo Logística, a maior empresa do transporte ferroviário do Brasil, compreendendo 12 mil km de ferrovias, 1.000 locomotivas, 27.000 vagões e 13.300 funcionários, fez um investimento para modernizar seu sistema de gestão e despacho de radiocomunicação. A comunicação, antes analógica, agora é digital entre sites de repetição e o servidor de dados, através da rede TCP / IP, resultando em uma melhoria considerável e segurança das comunicações e dados que transitam na rede. Além disso, as comunicações e logs no servidor podem ser auditados por meio de um filtro de pesquisa simples e eficiente.

O DESAFIO

O sistema antigo incluía uma rede de rádio totalmente analógica com interfaces antigas e obsoletas, que dificultavam a manutenção e a operação do próprio sistema. A mudança para uma nova solução IP, tecnicamente mais avançada, foi uma questão de garantir o controle, gerenciamento e integração da ferrovia para evitar acidentes e perdas na operação. Outra necessidade era integrar as informações ao banco de dados Oracle do cliente e produzir relatórios dedicados ao modo de operação com filtros exclusivos para auditorias.

A SOLUÇÃO

O sistema foi implementado no cliente com Consoles de Despacho TXROIP Remotatec IP, integrando os sites ferroviários. O sistema do cliente é dividido em duas malhas diferentes: malha sul e malha norte; sistemas independentes, mas controlados pelo CCO (Centro de Controle Operacional) localizado em Curitiba-PR. O projeto da malha sul foi concebido em duas etapas, com a primeira fase usando gateways para conectar as estações aos servidores controladores no CCO. Na segunda fase será executada a conexão dos repetidores via IP diretamente aos servidores controladores. A malha norte em seu projeto original já contempla a conexão direta entre os repetidores em seus sites e os servidores controladores. Outro ponto fundamental da solução foi a integração do sistema de alarme de descarrilamento ferroviário. Na primeira fase de implementação, o alarme de descarrilamento é decodificado por meio do protocolo MDC1200 no modo analógico ou protocolo de emergência no modo digital, a ser exibido no console para que o operador possa tomar alguma ação, este registro é gravado no servidor de HUB para ser auditado futuramente pelos gerentes de sistema. Ao longo da malha sul foram instalados 125 alarmes de descarrilamento identificados por ID, aliás, coordenadas, distância, km e localização, sendo possível ao despachante no CCO visualizar o mapa no Console de Despacho TXROIP. Os recursos disponíveis no Console de Despacho TXROIP para o sistema de rádio digital NXDN são: chamada em grupo, chamada individual, chamada de emergência, stun / revive, mensagem de texto e radio check. Além do sistema instalado no CCO, foi construído um DR – Disaster Recovery, que consiste em um conjunto de consoles e servidores como uma estrutura redundante para manter a operação do sistema. Os relatórios dedicados ao modelo operacional do cliente foram customizados no software de gerenciamento, incluindo a disponibilidade de dados e registros de eventos no banco de dados Oracle, para identificar rapidamente qualquer ocorrência e executar ações de maneira rápida e eficaz.

OS BENEFÍCIOS

Controladores de tráfego, despachantes, mecânicos e equipes de manutenção são os principais agentes de qualquer operação e contam com a segurança e confiabilidade de que suas comunicações serão devidamente recebidas, processadas e armazenadas por meio de um dispositivo que integra, controla e agiliza as operações. O aumento da segurança da operação foi considerável, pois além das gravações dos áudios, eventos, emergências e ID’s cadastrados no servidor, o Console de Despacho TXROIP oferece uma lista das últimas 100 gravações para uma consulta rápida dos controladores de tráfego, no caso de a mensagem não ter sido totalmente compreendida no primeiro contato. A modernização do sistema diminuiu os eventos de manutenção corretiva, consequentemente gerando uma economia devido à diminuição das horas de parada dos serviços.

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