Integração de comunicação via satélite

Integração de comunicação via satélite

Saiba como a Remotatec e a Globalsat encontraram uma solução para integrar a comunicação da Malha Norte da Rumo sem a necessidade de grandes investimentos em infraestrutura.

A EMPRESA

A Rumo é a maior operadora de ferrovias do Brasil e oferece serviços logísticos de transporte ferroviário, elevação portuária e armazenagem. A companhia opera 12 terminais de transbordo, seis terminais portuários e administra cerca de 14 mil quilômetros de ferrovias nos estados de Paraná, Santa Catarina, Rio Grande do Sul, São Paulo, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Minas Gerais, Goiás e Tocantins. A base de ativos é formada por 1.200 locomotivas e 33 mil vagões.

O DESAFIO

As linhas ferroviárias que cortam o território brasileiro passam por regiões remotas de características diversas que, muitas vezes, dificultam a sua comunicação. A Malha Norte, por exemplo, que atravessa os estados de Mato Grosso e Mato Grosso do Sul e São Paulo conta com uma grande equipe ativa, como maquinistas, operadores de manutenção de via, trabalhadores dos pátios e operadores do Centros de Operações.

Atualmente, a tecnologia utilizada pela Rumo na serra de Santos é composta basicamente de rádios digitais NXDN IDAS e analógicos. Sistema que é a melhor solução para a serra devido as características da região. O desafio apresentado à Remotatec foi integrar os protocolos de comunicação atuais com a nova tecnologia de rádios satelitais que utilizam protocolo SIP. Já para a Globalsat, o objetivo era desenvolver comunicação de voz ao longo do trecho da Malha Norte levando em consideração os obstáculos geográficos e as longas distâncias, sem investir em grande infraestrutura, como a instalação de torres, por exemplo.

A SOLUÇÃO

A solução proposta foi de utilizar rádios com comunicação via satélite Cobham Inmarsat, fornecidos pela Globalsat. Estes rádios operam por meio de satélites geoestacionários que cobrem a maior parte do globo, ideais para regiões remotas. E para integrar essa tecnologia com todas as outras já utilizadas pela Rumo, a Remotatec implementou em seu sistema de consoles de despacho – o TXROIP – a integração da comunicação via satélite.

Depois de implementada, homologada e testada em ambientes controlados, a equipe técnica da Remotatec realizou a instalação de cinco novas posições de despacho capazes de se comunicar com todos os grupos dos rádios Cobham.

OS BENEFÍCIOS

Por se tratar de rádios com comunicação via satélite, a nova configuração permitiu usufruir as vantagens de um rádio tradicional sem necessitar de estruturas caras e área de cobertura restrita a torres.

Além disso, a integração da comunicação via satélite com as demais tecnologias foi efetuada pelo sistema de consoles já utilizado pela Rumo: o TXROIP da Remotatec. Desta forma, evitou-se o custo adicional de aquisição, instalação e treinamento de uma nova ferramenta de comunicação alheia ao ecossistema atual. Agora, é possível a integração dos rádios Cobham com todos os outros protocolos no sistema de consoles da Remotatec, que possibilita o CCO realizar comunicação push-to-talk e gravar as comunicações realizadas.

Compartilhar:
Fale conosco agora!
E-mail
Telefone